domingo, 23 de maio de 2010

SOU CRENTE MAS NÃO ME TIREM DO SÉRIO !!!


Quantas vezes no calor de uma discussão deixamos se levar pela ira e, para não "parecermos" derrotados no debate ríspido, não aceitamos uma situação ou uma opinião diferente da nossa, e por fim somos levados para o campo da agressividade.

Ser agressivo! Pode ser no trânsito, na empresa, com os vizinhos, no colégio, com o conjuge ou em qualquer outra situação. A pergunta é: um cristão verdadeiro agiria assim?

Ah meu irmão, depende do dia, da situação...

Já ouvi alguns dizerem, SOU CRENTE MAS NÃO SOU CAPACHO DO DIABO.
Aquele que é "rodado" no evangelho sabe que existe esse pensamento no seio da comunidade evangélica brasileira. É o tal crente Pedro! Bateu-levou. hehehe.

Imaginem Jesus, com toda humilhação que passou até a sua morte na Cruz, em momento algum houve um ato sequer de agressividade, será que ELE foi capacho do diabo então?

Em Mateus 5:41, está relatado a opinião de Jesus a respeito desse assunto: "Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas".
Puxa, é complicado isso! Ser agredido e oferecer o outro lado da face, parece história de masoquismo espiritual (gostar de apanhar), mas porque Jesus disse isto?

Eu acredito que o ato de recuar na hora da agressão é uma grande lição de como viver em um nível de espiritualidade diferente, estamos falando de algo que afeta diretamente a auto-estima, algo que aniquila o orgulho e fragiliza a vaidade. O rosto é nossa "imagem como pessoa", e permitir um tapa no rosto é despreender se de toda e qualquer prepotência e orgulho próprio.

O Apóstolo Paulo chamou isto de "esvaziar-se de si mesmo".

"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai" (Filipenses 2:5-11).

Quando nos esvaziamos da ira, da vingança, da ação premeditada ou impulsiva, DEUS entra em cena, com sua justiça na medida correta para cada situação que passamos nesta vida.

Isaías relatou no Capítulo 35, verso 4, "Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará".
Se este evangelho é pela fé (Romanos 1:17b), onde cremos NAQUELE que não vemos, aceitamos a promessa da VIDA ETERNA, então aprendamos a confiar somente NELE, inclusive para a JUSTIÇA.

Em Cristo, o justo juiz.


Ezequias Anacleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário