sexta-feira, 5 de março de 2010

MEDITAÇÃO SOBRE ANSIEDADE (Sérgio Muller)


Você se considera uma pessoa ansiosa?

Sabe, eu quero dizer aquele tipo de pessoa que quando recebe uma notícia sobre algo que irá acontecer ou que alguém chegará de viagem ou até mesmo uma situação que está por se realizar, e então começa a imaginar como aquilo acontecerá, fica fazendo planos o tempo todo, e às vezes sonha acordado tentando alcançar ou antecipar o que virá naquele tempo. Se você é assim, bem vindo ao mundo dos ansiosos!

Mas calma, a ansiedade é uma característica inerente a todos aqueles que sonham, que projetam, que fazem planos, que têm os olhos voltados para o futuro. A ansiedade é o combustível do sonho e o sonho é o primeiro passo que damos antes de se projetar e realizar algo.
Mas a ansiedade pode ser um verdadeiro desastre se não avançarmos para a concretização deste sonho ou se formos pessimistas quanto ao futuro. Se a ansiedade te sufoca, paralisa e tira a tua paz isto já não é um bom sinal.
Qual o segredo então de vencer a ansiedade? Tudo depende de onde está sua confiança, ou melhor, em quem está a sua confiança.

Há três reflexões que precisamos fazer nessas ocasiões.

A primeira, Deus não tem pressa!

O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história é na exata medida de sua precisão. Ele é perfeito em tudo que faz. A pressa é própria do homem. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus, sendo sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas. O fluxo da vida é como o leito de um rio, que corre sozinho, sem pressa e ninguém consegue apressá-lo.

Em segundo lugar, a aparente demora de Deus deve ser entendida por nós como um tempo para aprendizado.

Enquanto esperamos, Ele nos está ensinando algo. Muitas vezes, é na expectativa da espera que encontramos tempo para um mergulho em nossa interioridade mudamos nossas percepções, refletimos sobre nossos valores, sentimentos e prioridades.
Esperar origina uma forma de aprender. Quando esperamos por Deus, estamos aprendendo com ELE.

Uma terceira reflexão que deparamos no espaço do tempo entre a procura e a resposta, é que na vida nada melhor que um dia após o outro.
O tempo sempre nos traz á luz àquilo que não conseguimos enxergar de imediato, porque a pressa encobre nossa visão. Conseqüentemente, a paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz a esperança.
Quem quiser colher frutos no futuro, precisa aprender a plantar esperança e paciência. Logo, por que apressar o rio se ele corre sozinho e naturalmente?

A vida desenvolve uma contínua construção, sempre inacabada, que exige repensar valores, vivenciar novos sentimentos, aprender novas lições, conquistar novos espaços e vislumbrar novos horizontes. A vida é pedagogia pura. Ela é um aprendizado forjado nas lições do cotidiano.
Deixemos, pois, que cada dia dê conta de si mesmo, e que despeje suas águas turvas, cheias de mazelas e tensões, sempre ao pôr do sol. Tenhamos sempre em mente que Deus está no controle de tudo inclusive do tempo.
Porque, então apressar o rio? Siga o conselho de Jesus, o Mestre da vida: “Não andeis ansiosos pelo amanhã; basta a cada dia seu próprio mal”.

Deus não tem pressa! Nós é que não sabemos viver. Espere em Deus, lance sobre Ele todas as suas ansiedades porque é Ele quem cuida de nós.

Respire fundo e entregue a Deus nesta manhã aquilo que mais te angustia, que mais te preocupa, e então sentirás um grande alívio em seu coração, e conseguirá novamente viver e sorrir.

Deus te abençoe!
Sérgio Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário